Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/saúde/Apoio-nos-medicamentos-aos-doentes-cronicos
Isabel Moura

saúde

Apoio nos medicamentos aos doentes crónicos

Doentes com Depressão Crónica, que beneficiavam de uma portaria especial, foi-lhes retirada! Pagando o triplo do que pagavam anteriormente.
07 Junho 2011
Sou uma doente, com Depressão Crónica há 20 anos. Infelizmente, dependo dessa medicação para me manter de "pé"...

Estes doentes, beneficiavam de uma portaria especial na compra da medicação...

Em Agosto de 2010, foi-lhes retirado tal benificio, devido ás novas Medidas Propostas pelo Governo, para "remediar" a CRISE em Portugal...

O que fazem as pessoas, como eu, que não têm meios para pagar um medicamento que custava cerca de 6/7 euros, dependendo do Laboratório (estou a falar de   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Sou uma doente, com Depressão Crónica há 20 anos. Infelizmente, dependo dessa medicação para me manter de "pé"...

Estes doentes, beneficiavam de uma portaria especial na compra da medicação...

Em Agosto de 2010, foi-lhes retirado tal benificio, devido ás novas Medidas Propostas pelo Governo, para "remediar" a CRISE em Portugal...

O que fazem as pessoas, como eu, que não têm meios para pagar um medicamento que custava cerca de 6/7 euros, dependendo do Laboratório (estou a falar de Genéricos), e agora pagamos entre os 17-20 euros???!!!

Falou-se na possibilidade de, ao tirar a portaria, e confirmando-se ser um doente crónico, passarem os medicamentos a serem comparticipados na totalidade....Como seria isto possível, se até aos doentes Diabéticos, estão a pensar tirar essa REGALIA??!!

Como jamais isto irá acontecer...Porque não voltam a repôr a Portaria????

Não falo só por mim, mas por todos os que estão na mesma situação...independentemente do problema de Saúde Crónico!!!!

Falo apenas deste problema ,mas infelizmente, tomo muitos mais!!! Em 1997 foi-me diagnosticado, um Tumor no Cérebro.

Isabel Moura
  • concordam

  • concordam 6

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Tiago Carmo
  • Catarina Lopes
  • Samuel
  • Fernanda Amaral
  • Ismael Guimarães
  • Jonas

comentários comentários

Subscrevo parte da ideia. Contudo penso que o regime de comparticipação médica com desconto nos medicamentos deveria ser aplicado às pessoas que não podem pagar medicamentos mesmo. As receitas devem ser electrónicas e os comprimidos devem passar a ser vendidos em uni-dose continuar a ler o comentário
Subscrevo parte da ideia. Contudo penso que o regime de comparticipação médica com desconto nos medicamentos deveria ser aplicado às pessoas que não podem pagar medicamentos mesmo.

As receitas devem ser electrónicas e os comprimidos devem passar a ser vendidos em uni-dose analisando a posologia e sabendo que em 10 dias o doente toma 10 comprimidos daqueles não poderão ser receitados 11 ou mais. O doente crónico terá autorização médica para ir buscar comprimidos até à data da nova consulta e mais nada.

O receituário deixaria de ser físico (poupança no papel) para passar a ser virtual e as farmácias estariam com seus computadores ligados à Internet à qual acederiam à ficha de doente localizada no servidor do SNS. As autorização de venda de medicamentos e as respectivas comparticipações, por doente e não apenas pela doença que possui, seria atribuída no próprio ficheiro clínico do doente.

Se um milionário é doente crónico, será que deve ter direito a pagar o mesmo que um cidadão que está desempregado ou que ganha o salário mínimo?

Ismael Guimarães 20 Junho 15h53

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Não aos Sacos de Plástico

Mais do que incentivar a reciclagem, e a reutilização, é importante taxar ou banir os sacos de plástico