Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/saúde/Vacina-H1N1-Patente-Aberta
Pedro Duarte

saúde

Vacina H1N1 - Patente Aberta

Se o vírus da gripe A é realmente pandémico, abram a patente para produzir vacinas.
17 Novembro 2009
Temos uma suposta pandemia por aí! O vírus H1N1 foi considerado altamente contagioso e os níveis de alerta e de prevenção atingiram as cores mais berrantes possíveis. Contudo a vacina escorre à velocidade a que a tinta seca numa parede.

Se realmente a Gripe A é um problema, não faz sentido que a solução seja uma prioridade? Penso que a resposta é óbvia. Mas em vez de se abrir a patente para a vacina ser produzida em todos as empresas e o seu custo ser meramente o material e   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Temos uma suposta pandemia por aí! O vírus H1N1 foi considerado altamente contagioso e os níveis de alerta e de prevenção atingiram as cores mais berrantes possíveis. Contudo a vacina escorre à velocidade a que a tinta seca numa parede.

Se realmente a Gripe A é um problema, não faz sentido que a solução seja uma prioridade? Penso que a resposta é óbvia. Mas em vez de se abrir a patente para a vacina ser produzida em todos as empresas e o seu custo ser meramente o material e laboral, temos uma mão cheia de empresas a produzir o produto mais procurado do mundo!

A proposta é que Portugal tome posição nisto, que faça uma proposta, inicie um grupo de pressão, algo que realmente seja solução. Com uma patente aberta e um plano como deve ser, não é necessário que estejamos a encomendar (já!) remessas de vacinas para o futuro.
  • concordam

  • concordam 7

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Valter Grego
  • Samuel
  • Guilherme Lopes
  • Ricardo Nascimento
  • Joana Azevedo
  • J.Pereira
  • Hugo Monteiro

comentários comentários

Não concordo, nem discordo. Não conheço ao certo como funcionam as patentes farmaceuticas, mas uma patente é por definição aberta. A sua utilização prática é que está condicionada pelo monopolio temporario cedido pelos Estados ao proprietário continuar a ler o comentário
Não concordo, nem discordo. Não conheço ao certo como funcionam as patentes farmaceuticas, mas uma patente é por definição aberta. A sua utilização prática é que está condicionada pelo monopolio temporario cedido pelos Estados ao proprietário da patente. Pelo que se alguem quiser reproduzir é suposto o conheciemento ser público e suficiente. Inclusive determinados paises em desenvolvimento (listados pela OMC) o poderiam fazer sem pedir cavaco a ninguem.

Como acredito que o sistema de patentes é prejudicial ao progresso (sobretudo pela extensa duração da patente (25 anos - mais de 1/4 da esperança média de vida!!), o que acho que é se deviam reduzir os prazos (25 -> 2/5/10 anos, dependendo do contexto) concedidos ou mesmo abolir. E nos campos da medicina e alimentação (vs produção indústrial) a questão nunca deveria ter sido colocada: abolição é essencial; quantas dezenas de pandemias não existem por aí, que poderiam ser terminadas com esta medida.

Gil Brandao 24 Fevereiro 11h46

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Portagens nas grandes cidades

Reduzam drasticamente do enorme volume de carros que entra e sai todos os dias das nossas cidades.