Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/saúde/certificado-de-situacao-de-doenca
SJ

saúde

certificado de situação de doença

4 médicos para confirmar a situação de doença
08 Setembro 2009
Proponho a revisão do processo da emissão dos atestados médidos ou certificados de incapacidade de trabalho. Actualmente, sendo acompanhada por um médico particular ou mesmo um médico que exerça funções numa unidade hospital, e tendo necessidade de um certificado de incapacidade para o trabalho (baixa médica), este documento não pode ser emitido pelo médico que nos acompanha e, no caso de um médico particular, aquele a quem já pagamos as consultas ou os tratamentos. O documento em   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Proponho a revisão do processo da emissão dos atestados médidos ou certificados de incapacidade de trabalho. Actualmente, sendo acompanhada por um médico particular ou mesmo um médico que exerça funções numa unidade hospital, e tendo necessidade de um certificado de incapacidade para o trabalho (baixa médica), este documento não pode ser emitido pelo médico que nos acompanha e, no caso de um médico particular, aquele a quem já pagamos as consultas ou os tratamentos. O documento em causa tem que ser emitido pelo médico de família (do Serviço Nacional de Saúde), o que obriga a deslocações mensais ao Centro de Saúde. Para além deste médico (pago pelo Estado e, portanto, por todos nós), somos periodicamente sujeitos a acções de fiscalização, efectuada por 2 médicos da Segurança Social, para comprovarem o estado de doença e fiscalizarem se o médico de família emitiu o certificado com motivo justificado (também estes pagos pelo estado e, mais uma vez, por todos nós).
Não se entende o motivo de tal procedimento. O doente tem que se deslocar a várias instituições e ser visto por vários médicos que pouco entendem da doença que motiva a incapacidade para o trabalho.
A situação é caricata, até porque no certificado de incapacidade de doença não decrimina o motivo pelo qual é emitido.
  • concordam

  • concordam 7

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • J.Pereira
  • Samuel
  • Carlos A. Maia Carvalho
  • soraia
  • Bárbara Belo
  • Ricardo Nascimento
  • PM

comentários comentários

Os doentes que estão de "baixa médica" são notificados para se deslocarem aos serviços médicos da segurança social, onde são "vistos" por dois médicos, que confirmam, ou não, a situação de doença e a incapacidade para trabalhar. continuar a ler o comentário
Os doentes que estão de "baixa médica" são notificados para se deslocarem aos serviços médicos da segurança social, onde são "vistos" por dois médicos, que confirmam, ou não, a situação de doença e a incapacidade para trabalhar. Para além destas deslocações períodicas que os doente fazem áquela instituição, a qualquer hora e em qualquer dia (inclusive sábados e domingos) podem ser fiscalizados em sua casa, onde são obrigados a permanecer, podendo sair apenas entre as 11:00 e as 15:00, e entre as 18:00 e as 21:00, para consultas ou tratamentos.

SJ 25 Setembro 12h13

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
e porque não serem os médicos da segurança social a virem fiscalizar os pacientes a casa?

J.Pereira 17 Setembro 21h31

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Como se aliás houvesse médicos de família para todos.

Carlos A. Maia Carvalho 11 Setembro 13h23

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
E como é que o processo actual seria revisto ?

Hugo Silva 09 Setembro 9h11

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

"upcycling" de roupa e de outros productos

Criação de redes de upcyling de roupa e outros productos de uso doméstico, como podem ser, por exemplo, móveis usados.