Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/governação/Eleicoes-em-dia-util
Eduardo

governação

Eleições em dia útil

Toda a gente aponta o ócio e lazer como principais oponentes à afluência às urnas. O voto em dia útil poderá combater isso...
14 Setembro 2009
Um dos problemas que tem vindo a afectar seriamente a nossa sociedade e tanto preocupa quem se debruça sobre estas questões é a abstenção eleitoral. Muitas vozes apontam o descontentamento como motivo principal da abstenção e que a mesma representa uma forma de protesto. Porém, diversos estudos e apreciações apontam o desinteresse e desconhecimento como principal causa para a não afluência às urnas. Sempre que as eleições coincidem com a época balnear assistimos a um aumento   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Um dos problemas que tem vindo a afectar seriamente a nossa sociedade e tanto preocupa quem se debruça sobre estas questões é a abstenção eleitoral. Muitas vozes apontam o descontentamento como motivo principal da abstenção e que a mesma representa uma forma de protesto. Porém, diversos estudos e apreciações apontam o desinteresse e desconhecimento como principal causa para a não afluência às urnas. Sempre que as eleições coincidem com a época balnear assistimos a um aumento considerável dos niveis de abstenção por motivos óbvios.
Sendo assim, proponho que as eleições passem a realizar-se em dias úteis (de segunda a sexta feira) nos quais os eleitores estariam dispensados de se apresentarem no emprego na condição de ir votar. Um comprovativo passado pela mesa de voto serviria de justificação para a ausência do trabalho e o eleitor teria dreito a folgar durante o resto do dia.
Parece-me que desta forma, os eleitores teriam mais interesse em se deslocarem efectivamente às assembleias de voto e desta forma, porque de facto iriam votar, o interesse pela política apareceria de forma expontânea.
  • concordam

  • concordam 3

  • discordam

  • discordam 10

apoiantes da proposta

  • Nuno Oliveira
  • rita
  • Samuel

comentários comentários

É-me indiferente. Quem quer votar, vota; quem näo quer votar arranja desculpas.

André Serranho 22 Outubro 16h33

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
a ideia era apresentar uma proposta que alterasse o verdadeiro estado das coisa de forma prática. Ao apresentar a proposta, bem sei que não é o melhor caminho, mas esse, o de tentar meter na cabeça das pessoas o interesse pela poítica de forma natural, está provado que continuar a ler o comentário
a ideia era apresentar uma proposta que alterasse o verdadeiro estado das coisa de forma prática. Ao apresentar a proposta, bem sei que não é o melhor caminho, mas esse, o de tentar meter na cabeça das pessoas o interesse pela poítica de forma natural, está provado que não funciona. Isto seria um ponto de partida... Não obrigando as pessoas a votar, dava-se um incentivo a que o fizessem... Dessa forma, uma vez que o fariam, as pessoas acabariam por querer fazê-lo em consciencia e, obviamente passariam a interessar-se mais por uma questão na qual estavam a participar activamente!!!

Eduardo 16 Setembro 11h29

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Não me interpretem mal, mas esta proposta parece aquelas greves à sexta que por pura coincidência coincidem com feriados à quinta (e situações similares). Devemos fomentar o interesse pela política e pela coisa comum e assim motivar as pessoas a usarem o seu poder continuar a ler o comentário
Não me interpretem mal, mas esta proposta parece aquelas greves à sexta que por pura coincidência coincidem com feriados à quinta (e situações similares). Devemos fomentar o interesse pela política e pela coisa comum e assim motivar as pessoas a usarem o seu poder para influenciar o rumo do país e não "comprar" as pessoas com a aliciante de "faltar ao trabalho". Em última análise, os políticos são meros representantes do povo, quem detêm o poder real somos todos nós e por isso devemos usar esse poder para melhorar a nossa sociedade.

Contudo, desta proposta pode-se retirar uma sugestão válida, como a situação de alterar a época de votos para fora da época balnear, pois é inegável que primeiro, não vamos planear as nossas férias com base na data de eleições e muito menos estando longe, deslocarmos-nos do nosso local de férias para ir votar na nossa zona de residência. Poderá causar algum transtorno ao voto emigrante possivelmente, mas isso é possível de minimizar com votos nos consulados ou então votos por via electrónica ou postal por exemplo.

Xavier 15 Setembro 8h58

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Tenho dúvidas do resultado prático da proposta no entanto, discordo, mas porque não concordo com a ideia de se "comprar" o voto com o “bónus” se folgar durante o resto do dia. E discordo igualmente com a ideia por achar que pode eventualmente descriminar alguém continuar a ler o comentário
Tenho dúvidas do resultado prático da proposta no entanto, discordo, mas porque não concordo com a ideia de se "comprar" o voto com o “bónus” se folgar durante o resto do dia.
E discordo igualmente com a ideia por achar que pode eventualmente descriminar alguém no seu local de trabalho pela opção, legitima, de não votar.

Miguel Medeiros 14 Setembro 15h03

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Portagens nas grandes cidades

Reduzam drasticamente do enorme volume de carros que entra e sai todos os dias das nossas cidades.