Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/governação/Simplificar-o-metodo-de-voto
Jhonny Silva

governação

Simplificar o método de voto

VOTAR SIM, BUROCRACIAS NÃO
03 Junho 2011
Petição pública VOTAR SIM, BUROCRACIAS NÃO
http://www.peticaopublica.com/?pi=1984

1. Qual o objectivo da petição?

O objectivo desta petição é, não só acabar com a burocracia inerente ao processo do voto antecipado que não passa de, permita me a expressão, de uma palhaçada mas também fazer com que possamos votar no mesmo dia das eleições...Porque nem só, não se justificam tais burocracias com tanta tecnologia que dispomos hoje em dia, como também não faz sentido nenhum   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Petição pública VOTAR SIM, BUROCRACIAS NÃO
http://www.peticaopublica.com/?pi=1984

1. Qual o objectivo da petição?

O objectivo desta petição é, não só acabar com a burocracia inerente ao processo do voto antecipado que não passa de, permita me a expressão, de uma palhaçada mas também fazer com que possamos votar no mesmo dia das eleições...Porque nem só, não se justificam tais burocracias com tanta tecnologia que dispomos hoje em dia, como também não faz sentido nenhum votar antes de ter terminado a campanha política, ou seja, antes de ouvir todos os debates políticos. Porque se formos a ver bem tem sido sempre na ultima semana que ficamos a saber quais as reais intenções dos candidatos…



2. Porque surgiu a necessidade desta petição?

A necessidade desta petição é indissociável do objectivo, que é fundamentalmente acabar com burocracias que não contribuem em nada para a vida dos cidadãos portugueses, antes pelo contrário, só lhes tira é tempo e dinheiro.

Não percebo e ninguém ainda me conseguiu dar uma explicação lógica acerca da razão pela qual um cidadão Português não pode votar na freguesia mais próxima do local onde se encontra e no dia das eleições, mesmo que esteja em território Português.
A meu ver e creio que de muita gente também, não faz sentido nenhum no século XXI e com a tecnologia de que dispomos, haver tanta burocracia para o cidadão Português votar.
E acredito até, que tal burocracia é responsável por boa parte da abstenção que tem-se verificado nas eleições, senão repare no exemplo do instituto politécnico que frequento que nem preciso dizer o nome para se imaginar que haveriam centenas de alunos que precisariam de se sujeitarem as estas burocracias para poderem exercer o seu direito de voto mas na realidade, só13 o fizeram.

Atendendo a esta situação eu pergunto, Será que somos assim tão poucos os que se preocupam com o pais? Será que se não houvessem estas burocracias o número seria o mesmo? Se permite a minha opinião, duvido.
Hoje em dia temos tantos meios de identificação desde o cartão de cidadão até o cartão de identificação fiscal, como é possível ainda haver tanta burocracia para votar?
Para alem de todos os inconvenientes inerentes a este processo do voto antecipado, desde a perda de tempo em filas de espera nos serviços que temos de frequentar desde a Instituição de ensino até aos correios.
E atenção que este tempo que se perde não é apenas por parte do eleitor basta lerem com atenção todas as instruções para proceder a este tipo de voto para perceber quantas pessoas estão envolvidas ou têm de ser solicitadas por causa de um voto.
Isto, para nem falar nas viagens que o boletim de voto do eleitor faz para chegar a urna do destino, no papel, nas impressões e claro no dinheiro que se gastam de forma descabida neste processo, enfim, é algo que não consigo perceber, como é que um ser humano que viva no século XXI pode aceitar uma coisa destas.

Para termos uma melhor noção do tempo que se perde basta olhar para as datas escolhidas para o processo, que se formos a fazer bem as contas gastamos na melhor das hipóteses uma semana e meia só com burocracias porque como devem imaginar estas burocracias, por si só levam o seu tempo, quanto mais, se formos olhar para os casos dos estudantes residentes das ilhas, nem só da Madeira mas também dos Açores que para os documentos chegarem a Câmara onde estão recenseados demoram no mínimo dois dias, portanto é só fazerem as contas mas como é obvio não se esqueçam de ter em conta os horários úteis dos respectivos serviços e dos estudantes, sim porque estes também têm aulas.

De qualquer forma, mesmo esquecendo todos estes inconvenientes ainda há algo mais grave, que isso sim, na minha opinião devia de ser proibido porque apesar de não fazer sentido nenhum, apela a um voto baseado num certo clubismo como se de futebol se tratasse.
Refiro me ao facto de termos que votar até ao dia 26 de Maio, dez dias antes do dia das eleições.

Ora, que sentido faz, ou com que grau de confiança iremos votar em alguém sem termos ouvido todas as propostas e debates políticos, uma vez que, se formos a ver bem, tem sido sempre na última semana de campanha que ficamos a saber realmente quais são as verdadeiras intenções dos partidos, tal como já tinha referido.

Porque só ai é que começam a sentir realmente a pressão das sondagens.
Assim sendo, não consigo mesmo encontrar uma razão lógica para todas estas burocracias, infelizmente apenas identifico-as como sendo mais um cancro que tem de ser erradicado do nosso país o quanto antes.

Como tal, espero conseguir um número suficiente de signatários para poder enviar esta petição para assembleia da república para que esta accione os seus meios de modo a corrigir esta falha legislativa.



Mais informações em:
https://www.facebook.com/pages/VOTAR-SIM-BUROCRACIAS-NÃO/160718087324671
  • concordam

  • concordam 2

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Catarina Lopes
  • Ismael Guimarães

comentários comentários

É claro que o voto electrónico pode ser falível, contudo é muito mais rápido, fácil e barato repetir eleições por problemas do voto electrónico do que por problemas do voto físico em papel. No Brasil, todos os brasileiros são obrigados por lei a continuar a ler o comentário
É claro que o voto electrónico pode ser falível, contudo é muito mais rápido, fácil e barato repetir eleições por problemas do voto electrónico do que por problemas do voto físico em papel.

No Brasil, todos os brasileiros são obrigados por lei a votar. Eles são bem mais que nós e o sistema de voto deles é electrónico. Se houvesse problemas em sistemas desses, no Brasil já teria havido.

Quanto à duplicação do voto, isto não acontece pois cada qual votaria com número de cidadão e não com o número de eleitor, esse sim não é unívoco.

Ismael Guimarães 20 Junho 22h35

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Deixa estar nunca irás perceber, a não ser no dia que precises de votar antecipadamente e te depares com as tais burocracias e te cobrem por elas, ou então quando realmente te deres ao trabalho de ler toda a informação disponível no links mencionados.... Ah e esta situação continuar a ler o comentário
Deixa estar nunca irás perceber, a não ser no dia que precises de votar antecipadamente e te depares com as tais burocracias e te cobrem por elas, ou então quando realmente te deres ao trabalho de ler toda a informação disponível no links mencionados....

Ah e esta situação não é só para quem vive na Madeira e nos Açores...

Jhonny Silva 08 Junho 0h44

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Com tanta coisa tanto indignação e chega-se ao fim e ninguém percebe para que é essa proposta. Mas vale sintetizar em vez de escrever um texto cheio de indignação e ninguém perceber qual é o objectivo afinal. Objectivo: Dia de voto nos Açores ou Madeira igual continuar a ler o comentário
Com tanta coisa tanto indignação e chega-se ao fim e ninguém percebe para que é essa proposta. Mas vale sintetizar em vez de escrever um texto cheio de indignação e ninguém perceber qual é o objectivo afinal. Objectivo: Dia de voto nos Açores ou Madeira igual ao do continente. (situação actual: votação uma semana antes, e ainda sem ter terminado a campanha)
Simples e muito mais eficaz

Ricardo Araújo 07 Junho 23h35

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Convinha lembrar que o problema é aí nos açores ou madeira porque aqui no continente está tudo bem, votamos um dia depois de a campanha acabar

Ricardo Araújo 07 Junho 23h30

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Concordo consigo quando diz que o texto está demasiado longo mas isso deve-se ao facto de não ter tido tempo para elaborar algo mais conciso e por isso optei por usar algo que já tinha elaborado anteriormente para outros espaços com o objectivo de divulgar a causa que defendo que continuar a ler o comentário
Concordo consigo quando diz que o texto está demasiado longo mas isso deve-se ao facto de não ter tido tempo para elaborar algo mais conciso e por isso optei por usar algo que já tinha elaborado anteriormente para outros espaços com o objectivo de divulgar a causa que defendo que a meu ver é do interesse de muitos cidadãos.

Contudo na página http://www.facebook.com/zeroBUROCRACIAS tem muita informação sobre a mesma e inclusive uma possível proposta que por acaso não é da minha autoria mas que quando tomei conhecimento da mesma através do movimentomilenio achei interessante e com grande potencial para ser implementada.

Por isso o meu maior interesse neste momento é fazer chegar ao maior número de pessoas toda a informação possível relativamente ao excesso de burocracias existente no processo de voto antecipado, e ainda que essas pessoas assinem a petição alojada em http://www.peticaopublica.com/?pi=1984 para depois enviar a mesma a assembleia da republica com o intuito que esta active os seus meios necessário para alterar esta situação.

Em relação a questão dos votos, para quem consulta toda a informação disponível na página http://www.facebook.com/zeroBUROCRACIAS constata que o que está aqui em causa é acabar com as burocracias completamente descabidas, desmoralizadoras e dispendiosas inerentes aos processo de voto antecipado, como tal, concordam ou não.

PS: Estou certo que quem já teve de se sujeitar a esse processo ou quem se colocar no lugar dessas pessoas concordará.

Jhonny Silva 06 Junho 23h39

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Além disso o texto é muito longo e pareçe-me que tem várias propostas/ideias ao mesmo tempo. O que aconteçe se eu não concordar com todas? em que voto? deviam estar separadas

Ricardo Araújo 06 Junho 23h03

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Você não deu ideias nenhumas sobre como contornar essas burocracias. O voto electrónico pode ser duvidoso porque nenhum sistema informático é inviolável. Quanto às pessoas deverem poder votar em qualquer local de portugal continental que não a área de residência, continuar a ler o comentário
Você não deu ideias nenhumas sobre como contornar essas burocracias. O voto electrónico pode ser duvidoso porque nenhum sistema informático é inviolável. Quanto às pessoas deverem poder votar em qualquer local de portugal continental que não a área de residência, deixo aqui uma ideia. Em todas as mesas de voto poderia existir um terminal informático, onde quem está lá registava que X pessoa votou, impedindo assim de existirem votos duplos, que é para isso que existe a regra de só se poder votar num local.

Ricardo Araújo 06 Junho 23h02

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Revitalização da indústria de bens duradouros

Cluster industrial de "productos não obsoletos", que habitualmente estão conectados a elevados impactos ambientais e sociais.