Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/cultura/Concursos-para-a-direccao-de-Teatros
João Martins

cultura

Concursos para a direcção de Teatros

Defendo que os directores dos Teatros Nacionais e Municipais sejam escolhidos através de concurso de projectos.
02 Setembro 2009
Para clarificar os projectos dos Teatros Nacionais e Municipais e garantir que têm programação consequente e que possa ser escrutinada e avaliada publicamente, proponho, como muitos, que os directores dos Teatros sejam escolhidos através dum concurso público, onde se avaliem os seus currículos, mas também, e acima de tudo, uma proposta de projecto do Teatro que defina linhas orientadoras de programação e serviços. Direcções escolhidas com base num processo destes e não resultado de   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Para clarificar os projectos dos Teatros Nacionais e Municipais e garantir que têm programação consequente e que possa ser escrutinada e avaliada publicamente, proponho, como muitos, que os directores dos Teatros sejam escolhidos através dum concurso público, onde se avaliem os seus currículos, mas também, e acima de tudo, uma proposta de projecto do Teatro que defina linhas orientadoras de programação e serviços. Direcções escolhidas com base num processo destes e não resultado de simples nomeações políticas serão mais estáveis, mais consequentes e mais passíveis de serem avaliadas no cumprimento do desígnio destes equipamentos públicos.
Aos poderes públicos caberia a definição genérica duma "missão e objectivos" que os candidatos a directores deveriam transformar em projecto concreto.
  • concordam

  • concordam 6

  • discordam

  • discordam 1

apoiantes da proposta

  • Mário Ferreira
  • Samuel
  • soraia
  • Sónia Oliveira Fernandes
  • Paulo Ribeiro
  • Margarida Leitão

comentários comentários

Um concurso público, pressupõe bases definidas e um júri constituído para isso mesmo: avaliar aspectos objectivos e subjectivos das propostas em função do "caderno de encargos" do concurso. Com processos públicos e transparentes, ganhamos todos: sabemos o que continuar a ler o comentário
Um concurso público, pressupõe bases definidas e um júri constituído para isso mesmo: avaliar aspectos objectivos e subjectivos das propostas em função do "caderno de encargos" do concurso. Com processos públicos e transparentes, ganhamos todos: sabemos o que foi pedido aos proponentes, o que eles propuseram e quais as escolhas realizadas pelo poder público. E ficamos com uma carta de missão apresentada e linhas orientadoras de programação discutidas e apresentadas claramente.

João Martins 02 Setembro 13h32

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Sendo que as opções artísticas são frequentemente polémicas, a quem caberia o papel de avaliar os projectos ?

Hugo Silva 02 Setembro 10h43

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

"upcycling" de roupa e de outros productos

Criação de redes de upcyling de roupa e outros productos de uso doméstico, como podem ser, por exemplo, móveis usados.