Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/ambiente/Denunciar-automoveis-poluentes.
Cláudia

ambiente

Denunciar automóveis poluentes.

Um site p qq cidadão introduzir a matrícula dos carros q vê a largar fumo. Ao fim de x denúncias p o mesmo veículo, a autoridade intervinha.
30 Setembro 2009
Estou cansada de ver passar impunes os condutores de automóveis que largam fumo preto para a atmosfera (e para os outros carros, pessoas, etc.). Num país em que é possível contornar a inspecção periódica deixando o automóvel a “um mecânico porreiro que leva lá o carro e ele passa sempre” - e outras variantes desta escapatória - tem de ser cada um de nós a denunciar os chicos-espertos de todo o tipo (particulares, empresas e até transportes públicos) que poluem o que é de   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Estou cansada de ver passar impunes os condutores de automóveis que largam fumo preto para a atmosfera (e para os outros carros, pessoas, etc.). Num país em que é possível contornar a inspecção periódica deixando o automóvel a “um mecânico porreiro que leva lá o carro e ele passa sempre” - e outras variantes desta escapatória - tem de ser cada um de nós a denunciar os chicos-espertos de todo o tipo (particulares, empresas e até transportes públicos) que poluem o que é de todos.

A ideia é dar a oportunidade a qualquer cidadão que testemunhasse as emissões altamente poluentes do carro da frente, de denunciar a sua matrícula num site. Ao fim de x denuncias para o mesmo veículo, o seu proprietário receberia um aviso por escrito da autoridade competente. Se após o aviso as denuncias persistissem, o caso seria avaliado pessoalmente por representantes dessa autoridade.

Sabemos que o problema não é falta de leis, mas a falta do seu cumprimento. Não havendo um polícia em cada estrada, não podemos continuar a ser testemunhas silenciosas destes crimes constantes. Outros há que me apeteceria denunciar (manobras perigosas, condutores a falar ao telemóvel, etc.) mas esses parecem-me mais difíceis de comprovar porque são defeitos dos condutores e não dos carros...
  • concordam

  • concordam 10

  • discordam

  • discordam 1

apoiantes da proposta

  • Rui Ramos
  • Joao
  • Sofia Martins
  • Samuel Coelho
  • Nuno Baixinho
  • Verdocas
  • arceus
  • Mário Ferreira
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

Cláudia: não sei como vês a gestão desse género de site. Pessoalmente, não gostaria de ver o meu nome num site desses porque um "vizinho" meu decidiu fazer-me a vida negra. Deve haver por ai outras soluções que garantem o meu direito ao bom nome, integridade continuar a ler o comentário
Cláudia: não sei como vês a gestão desse género de site. Pessoalmente, não gostaria de ver o meu nome num site desses porque um "vizinho" meu decidiu fazer-me a vida negra.
Deve haver por ai outras soluções que garantem o meu direito ao bom nome, integridade e liberdade.
Ha uma grande diferença entre uma lista de pessoas que não cumprem os seus deveres fiscais e que seja divulgada pelo estado e uma lista de pessoas denunciadas por outras (ainda que por intermédio das matriculas dos seus carros).
No melhor dos casos, um site desses deveria ser um site "fechado" que só permitisse apresentar queixa de uma forma mais rápida e que permitisse a identificação do queixoso. As queixas não deveriam vir a publico enquanto não averiguadas.

J.Pereira 05 Outubro 23h55

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Mas sim, concordo que fiscalização, multas dissuadoras e identificar os centros de inspecção prevaricadores, seria melhor ainda :)

Cláudia 03 Outubro 22h45

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
O cumprimento das leis é o cenário ideal. Mas constata-se que os agentes de autoridade não chegam para controlar tanta asneira nas cidades grandes. Somos todos desconhecidos, e defendidos por esse anonimato, os trangressores saem impunes. Esta ideia cinje-se aos automóveis, não continuar a ler o comentário
O cumprimento das leis é o cenário ideal. Mas constata-se que os agentes de autoridade não chegam para controlar tanta asneira nas cidades grandes. Somos todos desconhecidos, e defendidos por esse anonimato, os trangressores saem impunes. Esta ideia cinje-se aos automóveis, não a condutores, precisamente por também achar que há domínios nos quais só a autoridade deve intervir. Mas a poluição não afecta momentaneamente um ou dois condutores à volta. Tem consequências duradouras, sérias, planetárias. A estratégia da vergonha social já foi utilizada pelo Estado, quando resolveu publicar a lista de devedores às Finanças. Penso que situações pontuais e específicas como esta não significam que se desatem a fazer sites para denunciar tudo e mais alguma coisa.

Cláudia 03 Outubro 22h42

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
voto a favor do cumprimento das leis mas contra o facto de cada um de nos se tornar um policia. Um policia é um agente da autoridade e o cidadão não é. Não me atrai um pais onde "Neighborhood Watch" seja lei e esse género de sites seriam um passo para la chegar. continuar a ler o comentário
voto a favor do cumprimento das leis mas contra o facto de cada um de nos se tornar um policia.
Um policia é um agente da autoridade e o cidadão não é.

Não me atrai um pais onde "Neighborhood Watch" seja lei e esse género de sites seriam um passo para la chegar.

As leis são para cumprir e acredito muito mais num sistema em que exista fiscalização e em que as multas por não cumprimento sejam dissuasoras. Se o crime não compensar, haverá muito menos, o problema é que hoje compensa e não é só em relação a carros poluentes.
Comecemos por fiscalizar os centros de inspecção prevaricadores.

Existe igualmente sempre a possibilidade de ir apresentar queixa. Talvez tenha é de ser simplificado o processo.

J.Pereira 02 Outubro 13h50

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Revitalização da indústria de bens duradouros

Cluster industrial de "productos não obsoletos", que habitualmente estão conectados a elevados impactos ambientais e sociais.