Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/acção social/Casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo
J. Pedro

acção social

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Em Espanha, Suécia, Noruega, Holanda e Bélgica, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são reconhecidos.
06 Setembro 2009
Existem milhares de casais invisíveis para o Estado em Portugal. Chegou a altura de fazer a diferença. Chegou a altura de primar pelo respeito. Fora com a homofobia. O Estado tem de ser o primeiro a respeitar os seus cidadãos. A escravatura, os direitos das mulheres e o casamento inter-racial também foram socialmente aceites. Mas actualmente, é impossível aceitar a discriminação num país dito   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Existem milhares de casais invisíveis para o Estado em Portugal. Chegou a altura de fazer a diferença. Chegou a altura de primar pelo respeito. Fora com a homofobia. O Estado tem de ser o primeiro a respeitar os seus cidadãos. A escravatura, os direitos das mulheres e o casamento inter-racial também foram socialmente aceites. Mas actualmente, é impossível aceitar a discriminação num país dito democrático.

ver actualização ver actualização de dia 06 de Setembro de 2009, às 22h24

Direitos gay e LGBT são direitos de todos !
  • concordam

  • concordam 69

  • discordam

  • discordam 29

apoiantes da proposta

  • Cristel
  • Tiago Carmo
  • Sofia Martins
  • Micael Sousa
  • Luís Campos
  • Pedro FF Marques
  • sue
  • ana.lee
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

Todas as pessoas têm o direito a optar e a assumir a sua orientação sexual. Perante a sociedade, um casal homosexual deve ter os mesmos direitos e obrigações que um casal heterosexual.

Rita 07 Setembro 9h16

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Os Estados desde praticamente a sua formação submeteram-se aos ideias da Moral dominante, sem a questionar, sem avaliar o quão potencialmente danosa ela poderia ser para o desenvolvimento individual e que, automaticamente, prejudica o desenvolvimento de um Estado e de uma Sociedade. A continuar a ler o comentário
Os Estados desde praticamente a sua formação submeteram-se aos ideias da Moral dominante, sem a questionar, sem avaliar o quão potencialmente danosa ela poderia ser para o desenvolvimento individual e que, automaticamente, prejudica o desenvolvimento de um Estado e de uma Sociedade.

A moral reinante no nosso país tem como principal característica considerar o sexo como sendo algo "sujo" - daí pouca gente falar sobre ele, haver vergonha em falar sobre a masturbação, sobre a estimulação anal e, obviamente, a homossexualidade. A homossexualidade, contudo, apenas sofre por ser a característica de uma minoria, minoria essa separada da demais sociedade por uma característica vinculada com o sexo, o mesmo que é diabolizado pela sociedade.

Mas o que interessa no final de contas não é averiguar a origem da homofobia, que é uma origem moral e religiosa cristã, o que forçaria a um ataque à Igreja, ainda detentora de grande poder e, consequentemente, à fé de muita e muita gente em Portugal. Assim, convém talvez deixar a origem de lado e passar a usar uma das melhores armas que temos: a Educação.

Através da Educação, podem-se desmistificar crenças erradas sobre a homossexualidade que a atiram para a marginalidade - desde a suposta promiscuidade dos homens homossexuais até ao facto da legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo vir a prejudicar as taxas de natalidade, o que assusta imensa gente, dado que Portugal é um país envelhecido.

Assim, a par da legalização dos casamentos homossexuais, necessários a muitos casais que reconhecem o direito a ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais mas cujo direito não lhe é reconhecido pelo Estado, urge apostar numa educação anti-dogmata e cientificamente correcta. Apenas assim mais tarde poderemos acabar com a homobitransfobia e alargar os direitos dos homossexuais como, por exemplo, o direito à adopção.

Nuno Aer 06 Setembro 22h40

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
  • página seguinte

video euparticipo

youtube

Software Livre

"Rejeição das patentes de software, promoção do software livre e formatos livres"