Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/acção social/Rendimento-minimo-tipo-Nine-to-Five
Rui Fernandes

acção social

Rendimento mínimo tipo "Nine to Five"

Quem quiser o rendimento mínimo deverá fazer trabalho comunitário... ou simplesmente sentar-se numa cadeira às 9 e sair ás 17 horas...
29 Setembro 2009
O Rendimento mínimo garantido é dinheiro fácil para muitas pessoas.. recebem ser dar nada em troca... E isso deixa um vazio dentro delas que depois terá de ser preenchido com "pequenos vicios".

Portanto, o rendimento mínimo garantido será dado em troca de trabalho comunitário.
Varrer ruas, auxiliar nas escolas, vigiar florestas, cozinhar e distribuir sopas dos pobres, etc e tal.
Caso a pessoa se recuse ou não haja possibilidade/coragem/ideias o rendimento mínimo garantido será dado   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
O Rendimento mínimo garantido é dinheiro fácil para muitas pessoas.. recebem ser dar nada em troca... E isso deixa um vazio dentro delas que depois terá de ser preenchido com "pequenos vicios".

Portanto, o rendimento mínimo garantido será dado em troca de trabalho comunitário.
Varrer ruas, auxiliar nas escolas, vigiar florestas, cozinhar e distribuir sopas dos pobres, etc e tal.
Caso a pessoa se recuse ou não haja possibilidade/coragem/ideias o rendimento mínimo garantido será dado pela presença e afinco.
Será atribuida uma cadeira por cada beneficiário e esta deverá ser ocupada no horário das 9 as 5 horas. Podendo só deixar de ser ocupada com justificações plausiveis, tais como, entrevistas de emprego e doença mais grave. Quer não cumprir deixará de poder receber.
Eu, tal como a esmagadora maioria dos membros deste site, passamos bem mais tempo fora de casa a trabalhar à chuva, vento calor pelo que concerteza acharemos justo esta ideia.
E estamos fartos de ver o nosso dinheiro ser esbanjado.
  • concordam

  • concordam 10

  • discordam

  • discordam 5

apoiantes da proposta

  • Yvan
  • mario p
  • arceus
  • Mário Ferreira
  • Cláudia S.
  • Romeu Faria
  • Ricardo
  • Ricardo Nascimento
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

A ideia da "cadeira" é um pouco caricata, mas sim... é totalmente injusto o rendimento mínimo (e afins) ser dado sem qualquer contrapartida ou retribuição. É certo que qualquer um de nós pode ter um percalço e enfrentar dificuldades inesperadas e por vezes continuar a ler o comentário
A ideia da "cadeira" é um pouco caricata, mas sim... é totalmente injusto o rendimento mínimo (e afins) ser dado sem qualquer contrapartida ou retribuição. É certo que qualquer um de nós pode ter um percalço e enfrentar dificuldades inesperadas e por vezes sem resolução fácil ou num prazo de tempo aceitável e é também certo que em principio, todos nós ou os nossos pais já contribuíram para que possamos em tempo de necessidade ser ajudados pelo estado. Mas poder dedicar o tempo ao mais puro dos ócios, descansados que temos aquele valor garantido quer nos esforcemos que não façamos nada é contra-producente. A nossa capacidade de trabalho, a nossa capacidade intelectual funciona de forma similar a um músculo, se exercitado, desenvolve-se, se deixado por longos períodos em total repouso, atrofia. Quanto mais não seja por uma questão de continuadamente manter a pessoa "válida" (com competências e capacidades actualizadas) deveria ser obrigatório realizar qualquer tipo de actividade em prol da comunidade ou da entidade local (câmaras, juntas de freguesia, etc.). Além de manter a pessoa activa, iria também permitir que certas tarefas não tivessem que ser sub-contratadas e desta forma ir-se-ia minimizar o peso dos subsídios e apoios nos orçamentos das entidades com a contrapartida de não terem que além de "sustentar" os que precisam, terem que contratar quem trabalhe por eles. De certa forma os subsídios iriam ser um "vencimento indirecto" que seria pago a estas pessoas e não um mero apoio sem qualquer intervenção directa na reintegração das pessoas na sociedade activa.

Xavier 30 Setembro 1h31

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
  • 1
  • 2
  • página seguinte

video euparticipo

youtube

Mais bicicletas nas cidades

Permitir que haja opção para quem quer deslocar-se de bicicleta dentro das cidades.