Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/porto/transportes/Expandir-o-metro-do-porto
Pedro Santos

transportes

Expandir o metro do porto

ha zonas que ainda nao usufruem do sitema
20 Setembro 2009
O metro do porto é um excelente servico para a cidade do porto e periferia mas a verdade é que ainda é um sistema muito deficiente... apesar de ser relativamente rapido e barato, tem problemas ao nivel da seguranca e acima de tudo nao chega a todos os locais... exemplos? foz... é uma zona nobre, com muitos turistas, infraestruturas e ate faculdades! dava jeito ao cidadao que nao possui carro e ate tempo para estar a volta dos autocarros...

o que acham?   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
O metro do porto é um excelente servico para a cidade do porto e periferia mas a verdade é que ainda é um sistema muito deficiente... apesar de ser relativamente rapido e barato, tem problemas ao nivel da seguranca e acima de tudo nao chega a todos os locais... exemplos? foz... é uma zona nobre, com muitos turistas, infraestruturas e ate faculdades! dava jeito ao cidadao que nao possui carro e ate tempo para estar a volta dos autocarros...

o que acham?

cumprimentos

ver actualização ver actualização de dia 09 de Outubro de 2009, às 22h46

Pessoal eu nao falei em substituir nenhum outro meio de transporte atencao! eu apenas referenciei o metro porque eu por exemplo nao tenho carro nem tenho dinheiro para e o metro iria ajudar.me nos deslovamentos!

e atencao que nao referenciei preços nem nada...a discucao aqui bate-se exclusivamente pela EXPANSÃO a zonas como a foz, que exemplifiquei, ou ate para a sra da hora...

obrigado
  • concordam

  • concordam 20

  • discordam

  • discordam 1

apoiantes da proposta

  • Rita
  • ruitsbarbosa
  • Frederico Batalha
  • Guilherme Lopes
  • nuno silva
  • Nuno Gomes Lopes
  • RPMT22
  • Clara Bertola
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

Que eu saiba, a extensão da rede sempre esteve nos planos. A não ser que tenham mudado entretanto. Pôr metro na Avenida da Boavista era um deles. A linha da Póvoa só existe por causa de uma luta de poder entre a CP e a Metro do Porto. O saldo económico de explorar a linha continuar a ler o comentário
Que eu saiba, a extensão da rede sempre esteve nos planos. A não ser que tenham mudado entretanto. Pôr metro na Avenida da Boavista era um deles.

A linha da Póvoa só existe por causa de uma luta de poder entre a CP e a Metro do Porto. O saldo económico de explorar a linha da Póvoa é muito negativo. Não faz sentido que esta linha seja servida por um serviço de Metro.

Guilherme Lopes 26 Novembro 12h02

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Se se expandisse um pouco para sul, não seria nada contra :)
E bom que vá até a Povoa mas e Carvalhos, Feira?

J.Pereira 01 Novembro 3h59

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Penso que só mesmo em Portugal é possível fazer-se uma rede de tränsito de massa, a preços mais caros que o comboio. O "metro ligeiro" do Porto (como qualquer "metro ligeiro") tem a tremenda vantagem sobre o "metro pesado" em termos de custos, pois näo continuar a ler o comentário
Penso que só mesmo em Portugal é possível fazer-se uma rede de tränsito de massa, a preços mais caros que o comboio. O "metro ligeiro" do Porto (como qualquer "metro ligeiro") tem a tremenda vantagem sobre o "metro pesado" em termos de custos, pois näo é necessário fazer tantos túneis, até porque pode e deve aproveitar linhas de comboio sub-utlizadas, como este faz.
A ideia das rede de tränsito de massa é precisamente evitar a necessidade do carro, mas também de autocarros, contribuindo para a diminuiçäo da poluiçäo, CO2-eq e por aí fora.
A RMPorto sabe disso tudo, está incluída no projecto EUROCO2, sabe o que é necessário é mais metro (ligeiro ou näo), e apreços convidativos até para quem näo se desloque frequentemente. Näo se entende, a näo ser pela vontade política de "obrigar" ao uso do carro, e daí extrair impostos de circulaçäo, portagem, combustível...

André Serranho 22 Outubro 15h37

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Eu nao falem em substituir nenhum outro meio atencao (a nao ser o carro)...

Pedro Santos 09 Outubro 22h44

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Mas porque é que diz ser inapropriada? Antes do Metro, a linha da Póvoa era servida por automotoras, mais cómodas,com casa de banho e com mais velocidade de ponta, e com o preço da CP que é igual a todo o país, neste caso 3 zonas, que como já referi é mais barato continuar a ler o comentário
Mas porque é que diz ser inapropriada? Antes do Metro, a linha da Póvoa era servida por automotoras, mais cómodas,com casa de banho e com mais velocidade de ponta, e com o preço da CP que é igual a todo o país, neste caso 3 zonas, que como já referi é mais barato 42%.

O Metro substitui o comboio para quê? para melhorar alguma coisa ou para piorar?

Não por acaso, o Metro tem menos utentes do que tinha o comboio. A comparação é inevitável.

O mesmo é válido para a linha da Trofa.

Quanto à cidade, os autocarros da STCP eram, para o mesmo trajecto, mais baratos, acontece é que os retiraram pois que retiravam utentes ao Metro, tornando-o ainda mais ineficiente.

Deveria circular em cada trajecto o transporte mais adequado, por exemplo, quanto tempo demora um autocarro às 22h da baixa até Matosinhos? menos tempo que o Metro? então porque circula a essas horas o metro com mais custos que o autocarro? poupava-se dinheiro e os preços das viagens podiam beneficiar dessa redução de custos, com impacto na procura.

armando herculano 01 Outubro 15h08

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
O metro é deveras caro para quem o usa esporadicamente (confesso que não percebo porquê) mas é algo em conta quando se opta por adquirir um passe mensal. A questão da comparação é que me parece inapropriada. O metro não deve competir com o comboio e vice continuar a ler o comentário
O metro é deveras caro para quem o usa esporadicamente (confesso que não percebo porquê) mas é algo em conta quando se opta por adquirir um passe mensal. A questão da comparação é que me parece inapropriada. O metro não deve competir com o comboio e vice versa, devem sim complementar-se!!!

Eduardo 01 Outubro 12h30

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Discordo de ser barato. Não é de facto e basta fazer comparações já que tudo é relativo, depende sobretudo da bolsa de cada um. Para o mesmo percurso e distância, o Metro é cerca de (43%) mais caro que, por exemplo, o comboio. É menos cómodo e mais lento, continuar a ler o comentário
Discordo de ser barato. Não é de facto e basta fazer comparações já que tudo é relativo, depende sobretudo da bolsa de cada um.

Para o mesmo percurso e distância, o Metro é cerca de (43%) mais caro que, por exemplo, o comboio. É menos cómodo e mais lento, em especial nas linhas mais longas, como a linha de Matosinhos e mais evidente, a da Póvoa, onde a comparação com o serviço anterior das automotoras deixa o metro mal na fotografia.

O preço é caro porque ao contrário das linhas de autocarros e comboio, em que as infra-estruturas são integralmente financiadas pelo OGE, estradas e linhas férreas, no caso do Metro, esta empresa pública financiou-se directamente (parte) na banca, com um 'project finance' cuja amortização está a ser paga pela exploração, ou seja, pelos bilhetes.

Depois, o sistema de 'bilhética' é intermodal, isto é, tod@s @s utentes são obrigad@s a comprar a intermodalidade, i. e., compram um título que lhes permite fazer uma viagem em vários modos de transporte (comboio, metro, autocarro); acontece que a maioria dos utentes usa apenas um modo de transporte, não necessitadto por isso, a intermodalida, mas sendo obrigado a pagá-la; mais grave ainda, são aqueles utentes que na região geográfica onde se deslocam, não existir sequer oferta de intermodalidade, por falta de operadores aderentes ao sistema 'Andante', é o caso por exemplo, de quem se desloca apenas nos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, na linha 'B' num trajecto de cerca de 20km, uma distância significativa.
Enquanto, por exemplo, um utente de S.tº Tirso se desloca para o Porto pagando apenas o seu título de comboio, se não necessita de outro tipo de transporte, um utente da Póvoa, com a mesma distância e serviço inferior, paga um serviço INTERMODAL sem que ele exista, e por isso, obviamente, um serviço não solicitado.

Agora comparem o custo dessa viagem, feita pelo metro e pelo comboio.

Embora já desactualizado [2007], podem ver no Blogue dos Utentes da Linha da Póvoa [utentes-linhadapovoa.blogspot.com], duas imagens com os preços praticados pelas duas empresas, a CP e o Metro.

- METRO:

http://2.bp.blogspot.com/_sfoPwbnRMiw/RkCJxRteo0I/AAAAAAAAABU/yTH-slCBU9w/s1600-h/tarifário+andante.jpg

-CP:

http://2.bp.blogspot.com/_sfoPwbnRMiw/RkCIxRteoyI/AAAAAAAAABE/rWPNOdaf0dQ/s1600-h/CP-3zonas.jpg


43,5% mais caro no caso dos passes mensais.!!!!

Quanto à rapidez, podem consultar as tabelas de horários, quanto à qualidade de serviço, façam a viagem, se é que não conhecem já as respectivas viaturas e estações.

Os preços actuais são METRO Z6: 51€; CP: 35,85€, 42,2% mais caro!

tabelas:

CP:

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=a663102f31a84010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

METRO:

http://www.linhandante.com/tarifario-andante.asp


fica óbvio porque não concordo com a afirmação de que é mais barato o Metro. Já se comparar com o transporte individual, nesse caso não só o Metro mas todos os transportes públicos o são e daí a razão da sua existência e dos apoios que recebe dos contribuintes.

armando herculano

armando herculano 01 Outubro 11h36

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Eu concordo inteiramente. A questão da foz parece-me ser um problema temporário que será resolvido com a nova linha do campo alegre. Vivendo eu na zona norte da área metropolitana, sinto-me à vontade para apontar como principal carência a falta de serviço nos municípios continuar a ler o comentário
Eu concordo inteiramente. A questão da foz parece-me ser um problema temporário que será resolvido com a nova linha do campo alegre. Vivendo eu na zona norte da área metropolitana, sinto-me à vontade para apontar como principal carência a falta de serviço nos municípios de Valongo e Gondomar. Esses sim, os grandes aglomerados habitacionais que deveriam ser potenciados ao nível de serviço do metro. Também a inexistência de serviço em Leça da Palmeira me deixa algo confuso.

Eduardo 01 Outubro 11h20

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
  • página anterior
  • 1
  • 2

video euparticipo

youtube

Promoção turística e comercial

Incentivo á promoção e dinamização da cidade

tags