Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/governação/Proibir-sistemas-de-rastreamento-das-pessoas
J.Pereira

governação

Proibir sistemas de rastreamento das pessoas

Proibir chips e outros sistemas de rastreamento de pessoas afim de garantir as liberdades individuais
09 Novembro 2009
Em breve devera entrar em vigor um novo chip (obrigatório) que se colocara na matricula do carro e que permitira a quem a isso tiver acesso, rastrear os deslocamentos das pessoas.
A desculpa dada é que isso permitira lutar contra os roubos dos carros mas agora parece que também servira para pagar portagens.

- Porque como cidadão, desconfio de sistemas que não tenho meios de controlar.

- Porque hoje são os carros e os deslocamentos das pessoas que se pretende seguir sob o cobro de luta   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Em breve devera entrar em vigor um novo chip (obrigatório) que se colocara na matricula do carro e que permitira a quem a isso tiver acesso, rastrear os deslocamentos das pessoas.
A desculpa dada é que isso permitira lutar contra os roubos dos carros mas agora parece que também servira para pagar portagens.

- Porque como cidadão, desconfio de sistemas que não tenho meios de controlar.

- Porque hoje são os carros e os deslocamentos das pessoas que se pretende seguir sob o cobro de luta contra os roubos de automóveis, amanha quem sabe, não nos obrigarão a implantar um chipzeco sob o cobro de luta contra assaltos ou outra delinquência.

- Porque não há forma de garantir que a informação e poder que dai virão não serão usados indevidamente (sendo a natureza humana o que é, de certeza que serão usados indevidamente).

- Porque quero poder decidir se podem ou não rastrear-me

Proponho que pura e simplesmente se proíba:
- todo o uso generalizado de meios que permitam o rastreamento das actividade das pessoas
- todo o porte obrigatório e generalizado de meios que permitam o rastreamento das actividades das pessoas
- todo o uso de meios que permitam o rastreamento das actividades das pessoas sem que essas mesmas pessoas possam desligar esses mesmos meios

Esse tipo de meios continuaria a poder ser usado em algumas condições:
- por expressa vontade dos seus utentes sem nenhuma imposição exterior o que pressupõe que sejam as pessoas interessadas a fazer o pedido (ex: via verde, o cliente é que pede a via verde, esta não é imposta)
- por decisão judicial
- por pessoas colectivas e somente nos pertences dessas mesmas pessoas colectivas (ex: taxis, empresas de transporte)
  • concordam

  • concordam 1

  • discordam

  • discordam 2

apoiantes da proposta

  • Samuel

comentários comentários

Não confio numa proposta de um governo só porque vem do governo. Pro traz de um governo existem muitas pessoas que não foram democraticamente eleitas. E mesmo que o tivessem sido, isso não é garantia de coisa alguma. Aceito que me digam, se quiseres usar uma auto-estrada xpto, continuar a ler o comentário
Não confio numa proposta de um governo só porque vem do governo. Pro traz de um governo existem muitas pessoas que não foram democraticamente eleitas. E mesmo que o tivessem sido, isso não é garantia de coisa alguma.
Aceito que me digam, se quiseres usar uma auto-estrada xpto, tens de ter contigo um meio qualquer de pagamento, seja ele automático ou não.
Mas obrigar a colocar um chip permanente que permitira fazer muito mais? Não.

Nos últimos 10 a 20 anos temos assistido a um aumento do meios que permitem vigiar electronicamente as pessoas.
Tanto quanto sei, esses meios não permitiram diminuir criminalidade alguma.

Não sacrifico a minha liberdade por uma pseudo segurança que não passa disso.
E muito mais perigoso para a sociedade ter uma instituição que tem os meios de saber de tudo, e portanto os seus membros terão o meio de controlar outros (legalmente ou não), do que meia dúzia de malfeitores.

J.Pereira 28 Agosto 11h00

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Um chip num carro não é bem a mesma coisa que um chip numa pessoa... Mas já há pais que metem pulseiras GPS nas criancinhas. Há que ter algum cuidado em não cair num orwealianismo bacoco, pois parece-me mais importante e preemente controlar o poder económico de ditar continuar a ler o comentário
Um chip num carro não é bem a mesma coisa que um chip numa pessoa...

Mas já há pais que metem pulseiras GPS nas criancinhas.

Há que ter algum cuidado em não cair num orwealianismo bacoco, pois parece-me mais importante e preemente controlar o poder económico de ditar o governo das nações que impedir que governos democraticamente eleitos tenham mecanismos de segurança para os cidadãos.

Acho que anda muita gente preocupada com os "eles" errados. No dia em que o poder económico controlar o governo ai vai haver chips nas pessoas e tudo o que "eles" quiserem e não há nada que se possa fazer...

Tiago Almeida 26 Agosto 22h20

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
Sim, é verdade mas precisam de fazer triangulação, o que da trabalho. Ja agora, também podem saber onde estamos pelos cartões de credito, basta irem ver o que pagamos onde e quando. E verdade que não é la muito bom mas não é uma razão para adicionar continuar a ler o comentário
Sim, é verdade mas precisam de fazer triangulação, o que da trabalho.
Ja agora, também podem saber onde estamos pelos cartões de credito, basta irem ver o que pagamos onde e quando.

E verdade que não é la muito bom mas não é uma razão para adicionar mais meios que podem ser usados para controlar as pessoas.

E bom relembrar que quando se definem documentos, toma-se sempre o cuidado de não fazer algo que não seja completamente infalsificável para que, caso necessário, tais como durante guerras, se possa fazer resistência.

Mas ja agora, daqui a nada, como já podemos ser seguidos por telemóveis, e cartões, vão nos dizer que podemos igualmente implantar um chipzinho de nada debaixo da nossa pele.
Ja que nos podem seguir pelos chips dos carros, também não será nada de mais seguirem-nos pelos chips na pele.

Sejamos ovelhinhas mansas e depois queixemos-no, mas já será tarde...

J.Pereira 26 Agosto 21h45

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário
É melhor pôr o telemóvel de lado e já, porque basta uma autorização de um juíz ou uma cunha na operadora para saber onde está o seu portador a qualquer instante...

Tiago Almeida 24 Agosto 17h54

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Combater a Corrupção pela Consciencialização

Combater a corrupção pela consciencialização e informação é uma alternativa que tem sido esquecida em Portugal. Chegou o momento de mudar!