Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/educação/Disciplina-de-Formacao-Civica
Carlos Alberto Videira

educação

Disciplina de Formação Cívica

Reformulação da disciplina de Formação Cívica
06 Setembro 2009
A escola deve ser um instrumento a ter em conta na cativação dos jovens para a participação cívica. É necessário que se compreenda que na base de tudo para resolver os problemas que afectam o mundo está a Educação e sobretudo a Educação para a Cidadania, para que desde a infância haja uma maior sensibilização para a participação cívica.

O mundo globalizou-se de tal maneira, que hoje em dia uma simples assinatura numa petição ou um simples clique na Internet, podem causar   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
A escola deve ser um instrumento a ter em conta na cativação dos jovens para a participação cívica. É necessário que se compreenda que na base de tudo para resolver os problemas que afectam o mundo está a Educação e sobretudo a Educação para a Cidadania, para que desde a infância haja uma maior sensibilização para a participação cívica.

O mundo globalizou-se de tal maneira, que hoje em dia uma simples assinatura numa petição ou um simples clique na Internet, podem causar grandes efeitos.

Torna-se fundamental, incutir desde muito cedo nas crianças e nos adolescentes a consciência de que a resolução dos problemas que afectam a nossa rua, a nossa escola e a nossa freguesia, passam também por nós. Tal pode ser feito através da disciplina de Formação Cívica, se a mesma for dada de forma mais séria e competente, com um professor próprio, com uma duração mais extensa que a actual e com um programa mais estruturado que faça com que alunos, professores e escola levem esta disciplina mais a sério, como essencial para o futuro dos mesmos e do país.

Seria interessante ver tratados nesta disciplina temas como a compreensão da vida democrática portuguesa desde o Poder Local ao Poder Central, o funcionamento das instituições em Portugal, uma visão simplificada do conteúdo da Constituição Portuguesa, o funcionamento das instituições europeias e outras em que o nosso país esteja inserido como a NATO ou a ONU, por exemplo, explicando-se a sua importância no actual contexto de mundo globalizado em que vivemos, os fenómenos das ONG e do voluntariado, a importância do respeito pelos Direitos Humanos, a história das religiões, os sistemas políticos internacionais ou alguns modelos ideológicos que mais importância tiveram ao longo da História.
  • concordam

  • concordam 11

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Micael Sousa
  • Patrícia Figueiredo
  • Joana Azevedo
  • Tiago Almeida
  • Rui Dias
  • rita
  • soraia salvador
  • soraia
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

Não poderia concordar mais. A disciplina de Formação Cívica tem um potencial imenso, que no entanto é desaproveitada; uma disciplina importante que passa a ser usada para pôr em dia os assuntos da direcção de turma. Havendo uma disciplina de Formação continuar a ler o comentário
Não poderia concordar mais.

A disciplina de Formação Cívica tem um potencial imenso, que no entanto é desaproveitada; uma disciplina importante que passa a ser usada para pôr em dia os assuntos da direcção de turma.

Havendo uma disciplina de Formação Cívica séria, até a necessidade de aulas de Educação Sexual seria reduzida, uma vez que esta temática poderia ser incluída na disciplina de Formação Cívica.

Nuno Aer 06 Setembro 22h43

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Legalização das drogas leves

Gangs, Traficantes, Crime Organizado, Terrorismo são os grande ganhadores do negócio da droga. Vamos regular, controlar e taxá-las