Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/portugal/educação/Disciplina-de-Formacao-Civica
Carlos Alberto Videira

educação

Disciplina de Formação Cívica

Reformulação da disciplina de Formação Cívica
06 Setembro 2009
A escola deve ser um instrumento a ter em conta na cativação dos jovens para a participação cívica. É necessário que se compreenda que na base de tudo para resolver os problemas que afectam o mundo está a Educação e sobretudo a Educação para a Cidadania, para que desde a infância haja uma maior sensibilização para a participação cívica.

O mundo globalizou-se de tal maneira, que hoje em dia uma simples assinatura numa petição ou um simples clique na Internet, podem causar   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
A escola deve ser um instrumento a ter em conta na cativação dos jovens para a participação cívica. É necessário que se compreenda que na base de tudo para resolver os problemas que afectam o mundo está a Educação e sobretudo a Educação para a Cidadania, para que desde a infância haja uma maior sensibilização para a participação cívica.

O mundo globalizou-se de tal maneira, que hoje em dia uma simples assinatura numa petição ou um simples clique na Internet, podem causar grandes efeitos.

Torna-se fundamental, incutir desde muito cedo nas crianças e nos adolescentes a consciência de que a resolução dos problemas que afectam a nossa rua, a nossa escola e a nossa freguesia, passam também por nós. Tal pode ser feito através da disciplina de Formação Cívica, se a mesma for dada de forma mais séria e competente, com um professor próprio, com uma duração mais extensa que a actual e com um programa mais estruturado que faça com que alunos, professores e escola levem esta disciplina mais a sério, como essencial para o futuro dos mesmos e do país.

Seria interessante ver tratados nesta disciplina temas como a compreensão da vida democrática portuguesa desde o Poder Local ao Poder Central, o funcionamento das instituições em Portugal, uma visão simplificada do conteúdo da Constituição Portuguesa, o funcionamento das instituições europeias e outras em que o nosso país esteja inserido como a NATO ou a ONU, por exemplo, explicando-se a sua importância no actual contexto de mundo globalizado em que vivemos, os fenómenos das ONG e do voluntariado, a importância do respeito pelos Direitos Humanos, a história das religiões, os sistemas políticos internacionais ou alguns modelos ideológicos que mais importância tiveram ao longo da História.
  • concordam

  • concordam 11

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Micael Sousa
  • Patrícia Figueiredo
  • Joana Azevedo
  • Tiago Almeida
  • Rui Dias
  • rita
  • soraia salvador
  • soraia
  • ver mais apoiantes

comentários comentários

Não poderia concordar mais. A disciplina de Formação Cívica tem um potencial imenso, que no entanto é desaproveitada; uma disciplina importante que passa a ser usada para pôr em dia os assuntos da direcção de turma. Havendo uma disciplina de Formação continuar a ler o comentário
Não poderia concordar mais.

A disciplina de Formação Cívica tem um potencial imenso, que no entanto é desaproveitada; uma disciplina importante que passa a ser usada para pôr em dia os assuntos da direcção de turma.

Havendo uma disciplina de Formação Cívica séria, até a necessidade de aulas de Educação Sexual seria reduzida, uma vez que esta temática poderia ser incluída na disciplina de Formação Cívica.

Nuno Aer 06 Setembro 22h43

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário

video euparticipo

youtube

Ciber Democracia

A Ciber Democracia é um conceito que pretende integrar a Democracia Directa com as Tecnologias de Informação contemporâneas.