Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/braga/transportes/Quero-ir-de-autocarro-para-o-aeroporto
Johan Benesch

transportes

Quero ir de autocarro para o aeroporto!!!

Não há nenhuma ligaçâo direito entre Braga e o aeroporto Sá Carneiro em Porto
08 Maio 2010
Dada a dimensão económica da cidade de Braga e a dimensão académica e científica da Universidade do Minho, a ligação ao aeroporto do Porto revela-se essencial.

Ela é vital para o tecido económico da cidade como para a integração da comunidade científica e académica. Ora, nas condições actuais, ir e regressar do aeroporto é apenas possível em três fórmulas alternativas: 1. Recorrer a amigos e familiares; 2. Transporte ferroviário até ao Porto e metro de seguida; 3.   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Dada a dimensão económica da cidade de Braga e a dimensão académica e científica da Universidade do Minho, a ligação ao aeroporto do Porto revela-se essencial.

Ela é vital para o tecido económico da cidade como para a integração da comunidade científica e académica. Ora, nas condições actuais, ir e regressar do aeroporto é apenas possível em três fórmulas alternativas: 1. Recorrer a amigos e familiares; 2. Transporte ferroviário até ao Porto e metro de seguida; 3. Táxi.

A solução 1 é naturalmente a mais usada actualmente, mas ela é incomportável com deslocações frequentes. Assim, se é comum nas localidades de pequena dimensão, ela deixa de fazer sentido em grandes aglomerações, em que o número de viagens aéreas (a título profissional como pessoal) aumenta. Assim, ela já não se coaduna dimensão de Braga e, além do mais, pouco ecológica.

A solução 2, é a mais ecológica, envolvendo exclusivamente o recurso a transportes colectivos. No entanto, é extremamente longa e vítima da demora e fraca frequência da ligação ferroviária ao Porto. Em média demora 2h30, o que é ridiculamente longo e mesmo mais demorado do que muitas ligações aéreas para as capitais europeias.

A solução 3, envolvendo o recurso a um táxi, é onerosa e pouco ecológica. O trajecto custa no mínimo 60 euros. Tendo em conta que um investigador universitário realizará, em média, 5 deslocações ao estrangeiro, tal acarreta 10 viagens ao aeroporto (ida e volta), ou seja 550 euros. Este custo é excessivamente dispendioso!! Para além do mais, o trajecto em táxi, envolvendo ida e volta, é obviamente pouco ecológico.

A inexistência de serviço de transporte até ao aeroporto denigre ainda a imagem internacional de Braga. Quantos de nós não se viram já confrontados com a perplexidade de visitantes estrangeiros que não compreendem que aquela que pretende ser a terceira cidade de Portugal não tem uma ligação directa por transporte público ao aeroporto mais próximo!!

Face a esta situação insólita, mas tão penalizadora para os habitantes de Braga e negativa para a imagem de Braga, pedimos: “Queremos ir de autocarro para o aeroporto”!!!
  • concordam

  • concordam 0

  • discordam

  • discordam 0