Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/juventude/acção social/Mais-oportunidades-de-voluntariado
Conselho Nacional de Juventude

acção social

Mais oportunidades de voluntariado

Ano Europeu do Voluntariado: uma oportunidade para o reconhecimento do seu valor
11 Maio 2011
Este ano comemora-se o Ano Europeu do Voluntariado. Os jovens são uma importante força dinamizadora do voluntariado revelando-se tal conceito uma aprendizagem e um contributo sem riqueza semelhante, tanto para os voluntários como para todos aqueles que beneficiam das iniciativas do voluntariado.

O ensino superior, fruto da consolidação da Declaração de Bolonha, prevê o reconhecimento de competências em variados domínios, dos quais o voluntariado se destaca, nomeadamente utilizando o   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Este ano comemora-se o Ano Europeu do Voluntariado. Os jovens são uma importante força dinamizadora do voluntariado revelando-se tal conceito uma aprendizagem e um contributo sem riqueza semelhante, tanto para os voluntários como para todos aqueles que beneficiam das iniciativas do voluntariado.

O ensino superior, fruto da consolidação da Declaração de Bolonha, prevê o reconhecimento de competências em variados domínios, dos quais o voluntariado se destaca, nomeadamente utilizando o suplemento ao diploma como uma das ferramentas que melhor reconhece tais competências adquiridas.

Contudo, todo o processo que está adjacente à formação superior no âmbito de Bolonha, compromete os tempos livres e a oportunidade que permitia aos jovens realizar actividades relacionadas com tais actividades.

Verifica-se portanto a necessidade de harmonizar conteúdos e processos de aprendizagem, para que o voluntariado seja reconhecido como seja ainda incentivado, possibilitando oportunidades para a sua realização.

Propomos assim que sejam dadas mais oportunidades de voluntariado na comunidade locais ou em organizações aos jovens e que sejam eliminadas barreiras para facilitar procedimentos.

Acresce a isto a importância de sensibilizar para o valor do voluntariado, de reconhecer as suas potencialidades como forma de Educação Não Formal e de reforçar a mobilidade transfronteiriça dos jovens voluntários.
  • concordam

  • concordam 8

  • discordam

  • discordam 0

candidatos apoiantes da proposta

  • Rui Duarte
  • Diogo Leão

apoiantes da proposta

  • Rute Borrego
  • José Borges
  • Sara Castro
  • Diogo João Arsénio
  • José Filipe Sousa

comentários comentários

Vamos aproveitar o Ano Europeu de Voluntariado para lembrar o valor acrescentado que representámos - todos nós, voluntários/as nas nossas organizações, bairros e projectos. O voluntariado é sinal de uma sociedade activa e saudável. E é assim que queremos Portugal continuar a ler o comentário
Vamos aproveitar o Ano Europeu de Voluntariado para lembrar o valor acrescentado que representámos - todos nós, voluntários/as nas nossas organizações, bairros e projectos. O voluntariado é sinal de uma sociedade activa e saudável. E é assim que queremos Portugal - activo, crítico e saudável!

Sara Castro 15 Maio 21h21

  • comentário interessante
    comentário desconstrutivo
    comentário inapropriado
    apagar comentário