Eu participo no Facebook
http://www.euparticipo.org/faro/ambiente/Contra-o-lixo-pelas-janelas-dos-automoveis
eurico mangas

ambiente

Contra o lixo pelas janelas dos automóveis

Vamos dar um valente buzinão àqueles condutores que têm a coragem de abrir a janela do automóvel para arremessar lixo para o exterior
29 Setembro 2009
Ora bem, a minha proposta é muito simples e passa um pouco por tentar criar um movimento que chame a atenção dos condutores e os sensibilize sempre que estes atirem lixo pela janela do automóvel.

Aceito propostas para o tipo de repreensão mas à falta de melhor continuo a fazer o que me é costume e que vos sugiro: dar um valente buzinão!!

No meu caso (e que não serve de exemplo), a minha revolta obriga-me, inconscientemente, a exprimir uns gestos menos próprios e soltar uns berros...   continuar a ler a proposta continuar a ler a proposta
Ora bem, a minha proposta é muito simples e passa um pouco por tentar criar um movimento que chame a atenção dos condutores e os sensibilize sempre que estes atirem lixo pela janela do automóvel.

Aceito propostas para o tipo de repreensão mas à falta de melhor continuo a fazer o que me é costume e que vos sugiro: dar um valente buzinão!!

No meu caso (e que não serve de exemplo), a minha revolta obriga-me, inconscientemente, a exprimir uns gestos menos próprios e soltar uns berros... mas não aconselho!!

Sou contra qualquer arremesso do interior de um veículo. Segundo me informei até é irregular e dá direito a coima se algum agente de autoridade se dignar a dar importância ao acto!

Se já repararam, e provávelmente muitos de vós ja o fizeram, é prática muito comum deitar pela janela sobretudo beatas de cigarro. Já alguem ouviu falar em cinzeiros?
Claro que sim mas isso deixa um mau cheiro dentro do carro dos meninos.. ENTÃO DEIXEM DE FUMAR!! Pelo menos enquanto conduzem! Isto porque se o vosso automóvel não é local para deixar beatas, as ruas e estradas do NOSSO país também não o são.
E já alguém se lembrou que esse gesto por vezes dá origem a incendios florestais?
Claro que sim, mas dentro do carro jamais deixarão uma beata.
Então e será que alguém já parou numa berma de estrada e teve consciencia da quantidade de lixo que por ali há?
Muitos de vós sim, mas no entanto não deixam de arremessar lixo pela janela do vosso sempre impecável veículo.

Temos que sensibilizar os fumadores que uma beata também é lixo. Pessoalmente repugna-me estar numa estação de comboios e olhar para a linha e ver milhares e milhares de beatas. E nas floreiras dos jardins públicos, e na praia e no chão de qualquer rua e em outros tantos sitios.

Mas voltando aos automóveis, deixo aqui o testemunho da situação mais repugnante que vi:
Para além de todo o tipo de coisas que vi arremessar, recordo com nojo o dia em que vi, à entrada de Faro, no sentido oposto ao que seguia, uma jovem mãe acabando de mudar a fralda ao seu pequenote, atirar o embrulho pela janela! A poucos metros de distância havia um contentor de lixo. Mas mesmo que não houvesse, ninguém tem o direito de o fazer.

Esta estória tem um par de anos mas há cerca de duas semanas tive a mesma visão. Seguia atrás de um táxi quando vi o mesmo tipo de atitude; Na localidade de Olhos de Água, em Albufeira; Onde há um caixote de lixo em cada esquina. Tive que buzinar claro está mas a minha vontade foi outra.

Por isto, apelo a todos os que se identificam com esta ideia, buzinem sempre que presenciarem isto. Mostrem que estão desagradados e façam os condutores sentir-se envergonhados.
  • concordam

  • concordam 2

  • discordam

  • discordam 0

apoiantes da proposta

  • Mário Ferreira
  • Ricardo Nascimento

video euparticipo

youtube

Incentivo à mobilidade por bicicleta em Faro

A bicicleta como forma de melhorar a qualidade de vida das populações na cidade.